"Viver o Sonho Americano" Testemunho da Fernanda Faust, Au Pair na Pensilvania

Se gostas de crianças e gostavas de conhecer os Estados Unidos, então este artigo é para ti. A MultiWay dispõe não só de oportunidades de estudo no estrangeiro, como também trabalhos e estágios. O Programa Au-pair nos Estados Unidos da América dá-te a conhecer uma nova cultura, ao mesmo tempo que trabalhas, estudas e aprendes ou melhoras os teus conhecimentos da língua inglesa. Parece-te aliciante?

Fernanda Faust foi uma das Aupair que partiu, em 1997, em busca de uma oportunidade nos EUA através da MultiWay, e conta-nos a sua história.

Fernanda Faust, Au-Pair em Collegeville, Pensilvania

"Foi a 19 de Maio de 1997 que, com 20 anos, apanhei o meu primeiro voo internacional rumo aos EUA.

A MultiWay foi a minha âncora e a responsável por fazer possível a minha participação no programa Au Pair in America. Foi na altura ideal da minha vida que aprendi sobre o programa e a MultiWay, através de uma brochura que vi na minha Escola Profissional de Design, nos arredores de Lisboa. Estava a acabar o 12º ano e a trabalhar à noite nas docas de Alcântara, pronta para me candidatar às Belas Artes para continuar a estudar artes, quando a ideia de ir passar um ano nos EUA, aprender sobre uma cultura diferente, viajar, e desenvolver o meu inglês pareceu ser ideal e excitante.

Fui colocada numa família com um filho de 3 anos, que vivia em Collegeville no estado da Pennsylvania. Numa altura em que não havia internet nem Google Maps, foi-me impossível localizar no mapa que tinha em casa a pequena vila de Collegeville, tendo só a localização do estado de Pennsylvania e a ideia de que não estaria longe de Philadelphia.

A minha família era meia coreana, meia polaca, o que achei bastante interessante na altura. Não só fui exposta à cultura americana no quotidiano, aprendi também sobre a cultura coreana e a cultura polaca, enquanto partilhava sobre a portuguesa. Todas as sextas-feiras, um de nós tinha que cozinhar um prato típico do nosso país e assim desenvolvi a minha enorme apreciação por comida coreana, que ainda hoje é a minha favorita, a seguir à portuguesa, claro.

Ter sido uma Au Pair antes da internet e dos telemóveis não foi fácil – estávamos mais isoladas, tínhamos menos comunicação com Portugal e com as nossa famílias e, consequentemente, mais saudades. Mas a experiência foi fantástica, fiz uma amiga para a vida – a outra Aupair portuguesa que não estava longe de mim e conheci o meu futuro marido e pai dos meus filhos esse ano, depois de ter dançado sapateado na Parada do Dia de Acção de Graças em Philadelphia.

Quando o meu ano como Aupair chegou ao fim, decidi ficar e candidatar-me a uma universidade de artes por cá. Foi assim que em 2003 graduei-me no Pratt Institute e tornei-me numa graphic designer com um emprego de sonho num estúdio de design mesmo no coração de Manhattan e muito perto do estúdio do famoso designer Stefan Sagmeister que eu admirava muito.

Entretanto, casei-me e tive 3 filhos e ao fim destes anos todos estou a viver o American Dream, nos arredores de NYC.

Os meus filhos crescem hoje numa casa também multi-cultural, expostos tanto à cultura portuguesa como à cultura americana que os rodeia. Falam inglês com o pai e português com a mãe, aprendem a História de Portugal em casa paralelo ao que aprendem na escola e todos os anos as nossas visitas a Portugal ensina-os a apreciarem os modos simples da vida e a dar valor ao país e cultura que eles partilham com a mãe.

Não tivesse sido a MultiWay a encaminhar-me para o AuPair in America, não consigo imaginar que outro rumo a minha vida teria tomado, mas sei que não seria tão rica de felicidade e satisfação pessoal como sou hoje."


E tu? Do que é que estás à espera para te aventurares? Não fiques no sofá! Informa-te aqui!


Comentários