"Era uma vez no Texas..." - A experiência da Au-Pair Adriana

Há muitos, muitos anos, há algum tempo que estava a pensar sair do país. Pensei várias vezes no “gap year”, mas determinadas situações fizeram-me adiá-lo, até que um dia já com 26 anos, depois de uma feira das línguas vi o programa “Aupair” da Multiway. Estava ali a oportunidade para mim: conhecer uma nova cultura a custo zero. O programa mencionava que teríamos alojamento numa família, receberia um “pocket money” e ainda acesso a cursos de cultura americana e língua inglesa. Depois de todo o processo recebo um telefonema de Dallas – Texas, onde a Lynn, futura “host mum” me coloca algumas questões e eu ao longo da conversa tive a certeza que era para lá que eu queria ir. Não precisei de refletir! Na família Mckenna iria cuidar de 2 crianças; Alex, 6 anos e Sarah com 4 anos de idade, na altura.

Lynn e eu em Sintra, Set 2019

Em setembro de 2002 lá ia eu a caminho de Nova York. Não me lembro dos pormenores, mas algumas das sensações, sentimentos, locais, paisagens, pessoas moram ainda na minha memória. Gostei muito de conhecer Nova York. Foram alguns dias de formação conhecendo muitas outras “Aupairs”. Havia representação do mundo inteiro

A família Lynn, Thanksgiving 2002

Em Dallas – Texas fui recebido à “americana”: abraços, balões, postais e um bolo de chocolate. Senti-me bem-vinda, num bairro que bem poderia ser cenário das “Desperate Housewives”. No início não foi fácil. Ter de me habituar a uma nova cultura, a novos costumes, a novas pessoas. O tempo de adaptação demorou mais do que eu estava à espera, mas depois desse período senti-me uma cidadã americana. A minha “host family” ajudou-me imenso. Aprendi muito com eles. Fazia parte da família usufruindo de todas as rotinas, atividades, viagens. Também é um grande enriquecimento quando começamos a ter amigos. Esses de várias nacionalidades. A minha grande amiga foi a Sachiko, uma “aupair” japonesa que conheci numa das reuniões que se fazem ao longo do programa. A nossa “counselour” Janique, em Dallas, ajudou-nos a contactar com outras “aupairs”.

Sarah, Alex e eu, Set 2002

Um ano passou, fiz imensas viagens, na sua grande maioria com a Sachiko, grande companheira, desde a Flórida (Miami, Everglades, Key West, Orlando – Disney World), New Orleans, entre outras. Não me posso esquecer que também, por e-mail conheci uma portuguesa que ainda hoje somos amigas, a Andreia. Na altura ela visitou-me no Texas e partimos à aventura no Texas, visitando vários sítios: Austin, San Antonio e South Padre Island e, mais tarde, também fui visitá-la em Washington DC.

No final do programa, tinha mais uma semana que aproveitei para fazer uma viagem organizada ao oeste dos Estados Unidos. Uma viagem bem recheada, com partida de Los Angeles, passando por Arizona, Nevada (Grand Canyon, Las Vegas) e Califórnia (Yosemite National Park). A última paragem foi em San Francisco.

Um ano passou e não estava preparada para regressar. Quando regressei a Portugal senti-me perdida. Continuei a viajar e acabei por viver alguns anos no Reino Unido. Agora estou de volta a Portugal!

Eu, a Sachiko e alguns amigos

Depois destes anos todos, a minha “host mum”, finalmente, veio visitar-me. Já tínhamos falado nisso há algum tempo, mas foi agora no início de setembro de 2019, que nos reencontrámos. Foi como se não tivessem passado quase 20 anos. Ela estava igual, com aquela mesma silhueta, com aquela mesma personalidade realista e ao mesmo tempo agradável, aquela força interior.  Saímos algumas vezes e nas conversas percebi que as mesmas se assemelhavam às que tínhamos naquela altura. Sempre cheia de projetos, sempre com soluções apesar dos problemas parecerem estúpidos. Tenho muito a agradecer à família Mckenna e especialmente à Lynn que esteve sempre lá para me ajudar e encontrar soluções para todos os problemas.



Agora só falta ir visitá-los aos Estados Unidos. Seria tão bom rever o Alex e a Sarah e o Farsh (host dad) e estar com a Lynn, mais uma vez, uma das referências positivas na minha vida.

Adriana Acúrcio

Comentários