"Hello from Cedar City, Utah" - O Tiago numa Universidade Americana




Cedar City, Utah

No paraíso dos índios americanos já é de noite e o frio exterior faz-me hibernar nos quase 80ºF da Ponderosa Terrace, uma das residências para estudantes da Southern Utah University. Esta que é uma boa e conceituada Universidade no sul do Utah, tem recebido imenso protagonismo nos recentes anos e que está em claro crescimento no presente.

Por aqui circulam entre muitas nacionalidades, americanos, chineses, sul coreanos, nepaleses, mexicanos, costa-marfineses, saudi arábicos, alemães, franceses, dinamarqueses, italianos, e um português. Um português!? WHAAAT? A verdade é que ainda estou a tentar perseguir a história e conhecer a presença de portugueses por estes cantos mas não tem sido fácil, nunca ninguém tinha ouvido falar de um português por estas bandas.

Em tom de carta informativa, posso apenas dizer que esta tem sido uma experiência incrível! Sabes quando sentes que de dia para dia estás realmente a aprender mais e mais? Que cresces com os professores e todo o ensino. Que o sistema realmente funciona e flui em conjunto proporcionando aos alunos tudo o que eles podem esperar. Como aluno só tens de manter o teu foco, a motivação e a dedicação. A Universidade trata do resto! Ela não deixa nada em claro, não há nada que falte. A não ser claro... o cliché do português que vem para os states e refila com a alimentação, mas é assim que eles são, cabe-nos tentar encontrar dentro daquilo que consideramos pior, o melhor. Tenho sentido falta de peixe… há alguém por ai que me possa enviar uma douradinha fresca? E um pacote de Delta?

Não há muito mais para dizer nesta altura, não há nada como viver a experiência e sentir as oportunidades que todos os dias passam à nossa frente. O sucesso está à distância do teu trabalho. Ingratidão e frustração é palavra que não se ouve por aqui. Enfim, tenho mesmo de ir porque ainda tenho de preparar o meu jantar, organizar a matéria, fazer trabalho, responder a emails... Tenho mesmo de ir! Até já.

Tiago Costa

A MultiWay apresenta, em exclusivo para Portugal, um Programa de Bolsas de Estudo onde o Tiago está integrado. Contacta-nos para saberes mais!

Comentários