"Ultrapassem os vossos medos" - A Marta numa High-School Americana

"Hi there!

Sou a Marta, tenho 17 anos e estou a fazer o 12 ano nos EUA através da Multiway.

Faz cerca de 4 meses que estou aqui em Canton Ohio, e sempre que vejo os números a passarem fico muipasseto ansiosa e triste. Não porque tenho imensas saudades de casa, mas sim porque o tempo está a passar muito rápido e num abrir e fechar de olhos esta experiência vai acabar.



Este programa é de facto algo inesquecível! Em apenas 4 meses já tive tantas experiências incríveis! Agora sinto que tenho uma segunda casa, segunda família e sobretudo amigos para a vida!!!

Eu sempre fui uma pessoas que gosta do seu cantinho. Gosto do meu espaço, da minha rotina, e para quem a mudança não é aceite de braços abertos, mas sim com receio. Os meus pais sempre me motivaram a fazer experiências deste género (até sugeriram eu ir para os EUA fazer o 11 ano), mas eu nunca quis. Tinha medo da tal mudança. Mas, numa conferência, ao ouvir testemunhos de pessoas que fizeram um ano académico numa "American High school", o meu pequenino gene aventureiro deve se ter expressado e, bem, agora estou aqui a viver o "American Dream".

Aqui é tudo diferente. As pessoas, escola, comida, o espaço em si, etc... Mas o que é certo é que estas diferenças só nos fazem crescer, obter um mente mais aberta e também apreciar aquilo que temos e deixámos para trás. Nunca me imaginei a ter saudades de andar de transportes públicos, comer vegetais e andar (sim porque estes Américas mesmo para ir a um sítio a menos 3 min a pé vão de carro). Mas as inúmeras experiências que tenho tido compensam por todas as saudades! Desde jogos de futebol, basquet e baseball, programas com amigos, até mesmo à neve!

Estou a fazer natação e apesar de ser super cansativo (todos os dias das 5h até às 8h30; a minha família nem me reconhece ;) ) estou a gostar imenso! Já fiz e fortaleci a imensas amizades! Toda gente diz que os desportos e os clubes são a melhor forma de nos integrar-mos, o que aprendi ser completamente verdade! Também é ótimo para nos mantermos ocupados e distraídos, em vez de ficar em casa sozinhos a deprimir, o que é muito fácil nesta altura (natal e o facto de já estarmos a metade).

Quando me perguntam do que é que gosto mais aqui eu respondo sempre as pessoas e o quão acolhedoras têm sido! Eu tive imensa sorte onde calhei e as pessoas que conheci. São todos muito, muito simpáticos e queridos! Convidam-me para tudo e fizeram-me logo parte do grupo de amigos! Reparei que os americanos elogiam-se com muito mais facilidade que nós! As pessoas podem-se não conhecer de lado nenhum mas não têm problema em dizer que gostam da vossa camisola, cabelo, acessórios etc... É uma qualidade que quero trazer comigo para Portugal!

Aconselho vivamente a fazerem uma experiência destas, porque é de facto algo inesquecível e que só traz vantagens futuras! Ultrapassem os vosso medos porque acreditem que nos arrependemos mais das coisas que não fazemos do que aquelas que fazemos!"

Marta Frias Costa

A Marta está a realizar o Programa Académico da MultiWay, um ano numa Escola Secundária Americana. Se queres "ultrapassar os teus medos" contacta-nos para saberes mais informações!





Comentários